CPLP participa no I Encontro da Rede Ibero-americana de Agências Espaciais

Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
Nota Informativa

A Agência Espacial Portuguesa e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) organizam, a 16 de maio de 2024, em Lisboa, a primeira reunião da Rede Ibero-americana de Agências Espaciais, coordenada pela OEI.

 

O Diretor de Ação Cultural e Língua Portuguesa do Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), João Ima-Panzo, participa neste evento que constitui a I Assembleia da Rede Ibero-americana de Agências Espaciais.

 

De acordo com a OEI, o encontro será "um espaço para a constituição da rede coordenada pela OEI e apresentação do diagnóstico sobre a ciência espacial na Ibero-américa, produzido pela Plataforma Tecnológica Aeroespacial Espanhola".

 

Esta rede iniciou os trabalhos em março de 2023, sendo composta pela Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CONAE) da Argentina, a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agencia Espacial da Colômbia (AEC), a Agência Espacial Costa-riquense (AEC), a Agencia Espacial Mexicana (AEM), a Agência Espacial do Paraguai (AEP), a Comissão Nacional de Investigação e Desenvolvimento Aeroespacial (CONIDA) do Peru, a Agência Espacial Portuguesa, a Agência Bolivariana para Atividades Espaciais (ABAE) e a Agência Latino-americana e Caribenha do Espaço (ALCE). Na qualidade de observadores, estarão a operadora de satélites espanhola Hispasat e o Ministério do Desenvolvimento Agropecuário do Panamá.

 

Recorde-se, a OEI obteve a categoria de Observador Associado na XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorreu nos dias 17 e 18 de julho de 2018, na Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Últimas Notícias

Ver todas