São Tomé e Príncipe acolhe II Conferência da CPLP sobre Meninas e Mulheres na Ciência

Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
Nota Informativa

A II Conferência da CPLP sobre Meninas e Mulheres na Ciência decorreu nos dias 16 e 17 de Junho de 2025, em São Tomé, reunindo representantes dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no anfiteatro da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).  O evento realizou-se em formato híbrido, sob o lema "Promovendo uma ciência mais inclusiva, colaborativa e com impacto sustentável", e teve como objetivo central promover a igualdade de género no sector científico.

A conferência foi oficialmente inaugurada pela Ministra da Educação, Cultura, Ciência e Ensino Superior de São Tomé e Príncipe, Isabel Abreu, que preside actualmente a área da ciência na CPLP. Na cerimónia de abertura, mereceu destaque a assinatura da Declaração de Compromisso e dos Estatutos da REMMUC — a recém-criada Rede das Meninas e Mulheres na Ciência da CPLP, concebida para fortalecer a cooperação e a ação conjunta na promoção da participação feminina na ciência.

Os dois dias de conferência contemplaram três painéis temáticos, com intervenções de especialistas e representantes de Estados-Membros da CPLP, para abordar temas como o “incentivo à educação científica desde a infância, programas de apoio a jovens investigadoras e políticas públicas de inclusão e equidade no setor científico”.

A 17 de junho, decorreu uma mesa-redonda sobre equidade de género na ciência e a realização da 1.ª Assembleia Geral da REMMUC, na qual foi aprovado o plano de atividades da rede para o biénio 2025-2027.

 

Últimas Notícias

Ver todas