Rede das Agências de Financiamento da Ciência da CPLP foi instituida

Ensino Superior, Ciência e Tecnologia
Nota Informativa

O ato de assinatura da Declaração de Compromisso e Estatutos da Rede das Agências de Financiamento da Ciência ou Estruturas Congéneres dos Estados-Membros da CPLP (RAFIC) decorreu a 22 de outubro de 2024, na sede da CPLP.

 

O momento aconteceu durante o «I Encontro das Agências de Financiamento da Ciência e Estruturas Congéneres dos Estados-Membros da CPLP», que decorreu a 22 e 23 de outubro de 2024, na sede da Comunidade.

 

Na intervenção proferida, Zacarias da Costa realçou que “neste encontro, temos uma oportunidade única para fortalecer as sinergias entre as nossas instituições, promover a mobilidade de cientistas e investigadores, e facilitar a implementação de projetos de cooperação multilateral que possam transformar as nossas realidades”.

 

Para alcançar estes objetivos, observou o Secretário Executivo da CPLP, “torna-se imprescindível adotar uma estratégia de mobilização de recursos financeiros, que envolva tanto o setor público como o privado, de modo a assegurar o financiamento sustentável de projetos científicos e de interesse comum”.

 

Na alocução proferida na sessão de abertura, Zacarias da Costa refere acreditar que “este encontro será uma plataforma valiosa para a partilha de boas práticas e a identificação de oportunidades que nos aproximem cada vez mais do nosso objetivo comum: uma CPLP onde a ciência e a inovação estejam ao serviço de todos os seus cidadãos”.

 

A “criação de uma rede de colaboração ativa e inovadora entre as agências de financiamento da ciência e as estruturas congéneres é um passo essencial para catalisar os nossos esforços em prol de um futuro mais equitativo e sustentável. O sucesso desta rede depende, em grande medida, da nossa capacidade de atrair investimentos, recursos e parcerias que impulsionem a ciência e a inovação como alicerces do nosso desenvolvimento”, afirmou Zacarias da Costa.

 

“Acredito que este encontro será uma plataforma valiosa para a partilha de boas práticas e a identificação de oportunidades que nos aproximem cada vez mais do nosso objetivo comum: uma CPLP onde a ciência e a inovação estejam ao serviço de todos os seus cidadãos”, concluiu Zacarias da Costa.

 

Paralelamente, na intervenção de encerramento, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Paula Oliveira, salientou que “a ciência é o motor do desenvolvimento e progresso das comunidades dos nossos países e com a possibilidade de criação de um Fundo de Cooperação Científica e Tecnológica, lançamos as bases para um futuro promissor da mesma nos nossos Estados Membros e que esperamos que se reflita no desenvolvimento sustentável e consequentemente na melhoria da qualidade de vida das nossas Comunidades”.

 

Este encontro “revelou, mais uma vez, o potencial que reside na criação de redes de cooperação, como a RAFIC, que poderá vir a transformar o panorama da investigação e do desenvolvimento científico na CPLP”, sublinhou a ministra angolana.

 

A referida iniciativa “visa proporcionar condições para que os nossos investigadores possam inovar, colaborar e liderar projetos de impacto global. Recomendamos que a Assembleia da RAFIC reflita profundamente sobre esta proposta e encontre o caminho adequado para concretizar esta importante ideia, que fortalecerá ainda mais a cooperação científica na CPLP”, aconselhou a ministra Paula Oliveira.

Últimas Notícias

Ver todas