UTAD atribui 50 bolsas a alunos dos países CPLP

Secretário Executivo - Ensino Superior, C&T
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, participou na Cerimónia de Atribuição das 50 Bolsas da 1ª Edição do Programa Lusofonia+ da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a 18 de outubro de 2024.

 

Este “momento não é apenas um marco na vida de 50 jovens oriundos de países de língua portuguesa, mas também uma afirmação clara do compromisso da nossa comunidade com a educação, o conhecimento e a construção de um futuro sustentável e partilhado”, afirmou Zacarias da Costa.

 

O Programa Lusofonia+ é “mais do que uma iniciativa de apoio à formação académica. Ele é um compromisso com a criação de pontes entre as nações da CPLP, unidas pelo vínculo comum da nossa língua e pela partilha de valores e princípios que nos orientam. Este programa é uma aposta na juventude como motor de inovação, criatividade e progresso”, observou o Secretário Executivo da CPLP, referindo, também, que “a CPLP acredita que a educação é um direito fundamental e uma chave para a prosperidade. Investir no conhecimento e no talento dos nossos jovens é investir no futuro das nossas nações.”

 

Zacarias da Costa destaca, ainda, “a relevância do eixo estratégico da Mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e cientistas altamente qualificados, previsto no Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP para 2022-2026”, realçando que “o alinhamento do Programa de Bolsas Lusofonia+ com este plano estratégico reforça a nossa missão de fortalecer as redes de conhecimento e inovação, encurtando distâncias e criando oportunidades de cooperação que capacitem os nossos países a enfrentar, de forma integrada e colaborativa, os desafios do futuro”.

 

Na cerimónia, o reitor Emídio Gomes evidenciou o papel da UTAD ao serviço da comunidade de Língua Portuguesa e, também, a “integração muito saudável” dos estudantes provenientes da CPLP. “A UTAD é um espaço de integração, de tolerância e de respeito, com liberdade e com escrutínio, mas com um foco muito grande naqueles que são o nosso mais preciso ativo que são os estudantes”, reiterou.

 

O “Programa de Bolsas de Estudo “Lusofonia +” é uma iniciativa de cariz solidário da UTAD, que através de parcerias específicas com entidades privadas e públicas, em regime de mecenato, visa promover as oportunidades de educação para estudantes oriundos dos Estados-Membros da– Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – que já se encontram a frequentar a UTAD”, refere este estabelecimento de ensino superior.

 

As empresas Continental, Dourogás GNV, Norvia e a Fundação Manuel António da Mota, mecenas desta primeira edição do programa “Lusofonia +”, financiaram a frequência de 50 estudantes de licenciatura e mestrado oriundos de Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde e Timor-Leste.

 

Últimas Notícias

Ver todas