Conferência para celebrar “Mulheres e Meninas na Ciência”

Sede da CPLP, Videoconferência

28

fev 2023

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Cartas com Ciência promovem a conferência “Mulheres e Meninas na Ciência” para celebrar a importância do acesso pleno e igualitário e à participação na ciência, tecnologia e inovação das mulheres e meninas de todas as idades, no mês em que se celebra o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O evento decorrerá no dia 28 de fevereiro de 2023, às 14h00 (horário de Bissau/Lisboa/São Tomé), em formato híbrido, a partir do Auditório da sede da CPLP.

 

Na sessão de abertura do evento, vai participar uma alta representante de Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, o Secretário Executivo da CPLP e uma representante da Cartas com Ciência. A conferência conta com três painéis e intervenções de mais 10 mulheres oradoras, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Os painéis focam-se nos temas “Meninas na Ciência”, “Mulheres na Ciência” e “Mulheres e Meninas - Desafios na Ciência e no Mundo”.

 

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi declarado, em 2015, pela Assembleia Geral das Nações Unidas e é, desde então, comemorado anualmente a 11 de fevereiro, para dar visibilidade à importância do acesso pleno e igualitário e à participação na ciência, tecnologia e inovação das mulheres e meninas de todas as idades.

 

Esta proposta, que envolve numa parceria a CPLP e a Cartas com Ciência, enquadra-se no âmbito da operacionalização do “Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2022-2026) e respetivo Plano de Ação (2022-2023), aprovados pela IX Reunião de Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, realizada a 19 de janeiro de 2022, em Luanda.

 

O link de registo do evento é https://url.cplp.org/Mulheres-e-Meninas-na-Ciencia

O programa em atualização encontra-se disponível em https://www.cartascomciencia.org/mulheresemeninas23

 

Informações adicionais: O Auditório da sede da CPLP situa-se no Palácio Conde de Penafiel, Rua de S. Mamede (ao Caldas), nº 21, 1100 - 533 Lisboa, Portugal.